Biblioteca Secreta

Lá no centro do cômodo, fiquei surpresa ao encontrar uma biblioteca muito bem arrumada. Eram centenas de livros dispostos sobre tábuas quebradas. Pela primeira vez entendi o significado de um verso famoso: “Na sombra mais escura dos salgueiros, subitamente topei com as flores coloridas de uma aldeia”

O professor contou que a biblioteca era um segredo que ele pretendia deixar para as gerações futuras. Por mais revolucionárias que sejam, disse, as pessoas não podem viver sem livros. Sem livros não compreenderíamos o mundo; sem livros não poderíamos nos desenvolver; sem livros, a natureza não pode servir a humanidade. Quanto mais falava, mais se entusiasmava, e mais medo eu sentia. Sabia que aqueles eram exatamente os livros que a Revolução Cultural estava destruindo. O professor me deu uma chave da cabana e disse que eu poderia me refugiar ali e lera qualquer hora.

(…)

Os livros sobre a história da China e de outros países me fascinavam. Ensinaram-me sobre estilos de vida diferentes: não só sobre as passagens dramáticas que todo mundo conhecia, como também sobre pessoas comuns criando sua própria história no cotidiano. Naqueles livros também aprendi que muitas perguntas permaneciam sem resposta.

Aprendi muito na enciclopédia, e isso me poupou problemas e despesas mais tarde, pois hoje sou capaz de fazer trabalhos manuais e consertar qualquer coisa, de bicicletas a pequenos aparelhos domésticos.

(…)

Meu sonho de brincar com as outras crianças no playground nunca se materializou, mas consolava-me lendo sobre batalhas e carnificinas na biblioteca secreta. Os relatos de guerra faziam que me sentisse feliz por viver em tempos de paz e me ajudavam a esquecer os insultos que me aguardavam fora da cabana.

Xinran in “As boas mulheres da China”

Deixe um comentário

