Resposta ao leitor: Dica de livros

Olá, descobri este blog enquanto tentava encontrar um bom livro para ler nessas férias que se aproximam, mas encontro dificuldade porque eu não gosto muito dos gêneros romance, fantasia, policial. Gosto de historias simples, realistas, que retrate algum problema social (se tiver um romancezinho no meio da história ate é legal). E então, vocês teriam algumas dicas??

Monique,

Já li mais, confesso, mas a faculdade foi ficando mais complicada e logo mais tem a OAB, aí precisei parar para me dedicar.
Não sobrou muita coisa, se eu tirar todos os romances e fantasia do que eu leio, para indicar. Mas resolvi fazer uma listinha, vai que você se interessa ou interessa a outro leitor?
“Descasos” foi o último livro que li pra faculdade. A autora, Alexandra Zafir conta sobre casos pro bono para os quais advogou. Conta também outros, tristes, que mostram que a Justiça brasileira tem burocracia demais e boa vontade de menos. São relatos curtos e tocantes. Recomendo pra todo mundo, para que vejam o lado humano das pessoas, independente do que elas fizeram.

“Extraordinário” foi uma grande surpresa. A narrativa é estilo diário, que troca de ponto de vista a cada capítulo. Conta a história de um garoto com um deformação facial, escola, bulling e amizade. E de quebra, ainda tem citações lindas. Eu recomendo você filtrar no blog o nome do autor e ir lendo os trechos. É emocionante, uma lição de vida.

“A Costureira de Khair Khana”, “A casa do céu”, “Mel e Amêndoas”, “Princesa Sultana: sua vida, sua luta”, “A cidade do sol” – Todos são histórias verídicas ou baseadas em fatos reais e contam um pouco sobre a cultura islâmica, sobre aquela região do Líbano, Irã, Afeganistão. São histórias em sua grande maioria chocantes, tristes, incompreensíveis para nós da cultura ocidental.

E por fim, as crônicas e contos. Qualquer livro da Martha Medeiros, do Rubem Alves ou do Caio Fernando Abreu são excelentes. São textos sobre assuntos diversos e a gente acaba se identificando, invariavelmente, com um ou outro texto.

E você, que livros indica?

Anúncios

Um comentário sobre “Resposta ao leitor: Dica de livros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s