Pertencimento

A vida me fez de vez em quando pertencer, como se fosse para me dar a medida do que eu perco não pertencendo. E então eu soube: «pertencer é viver». Experimentei-o com a sede de quem está no deserto e bebe sôfrego os últimos goles de água de um cantil. E depois a sede volta e é no deserto mesmo que caminho.

Clarice Lispector in “Jornal do Brasil (1968)”

Essa história de que a gente se acostuma com o ruim é mentira. A gente trava, a gente paralisa, a gente fica fora do ar. Essa é a verdade. A gente não vive, a gente fica ali, parada, em pausa, esperando um sinal, alguma coisa que venha e mude.
Eu estava em pausa. Mas dentro de mim, ainda havia luz.
E então eu me levantei daquela vida e saí rumo ao deserto, ao desconhecido.
Deu um medo danado, aff, nem sei como explicar como é levantar da cadeira e ir, de mochila nas costas e nada pela frente além de incertezas.
E foi indo que me encontrei. Encontrei-me dentro de mim, onde sempre estive. E agora fora, onde sempre estiveram os que são iguais a mim. Reconhecemo-nos. Aceitamo-nos. Pertencemos.
Pertencemos a essa vida que escolhemos, de desertos e solidões. Juntos e sozinhos. Somos mais fortes assim.
Clarice definiu melhor. Mas ela pertencia às palavras.
E eu, pertenço a uma incógnita de sonho e realidade. De presente e futuro.
Respiro aliviada, quase não me sento mais. Estou sempre pronta para me levantar e caminhar novamente.
Porque eu pertenço a mim.
E ainda há muito deserto pela frente.

3 comentários sobre “Pertencimento

  1. Entrei no ‘Blogs Recomendados do WordPress’ e lá estava o seu!
    Que bacana que entrei! 🙂
    Parabéns pelo espaço. Super clean e ótimos posts. Sempre gosto de conhecer novos colegas de blog assim vou aumentando minha rede e claro, conhecendo sobre diversos assuntos e até mesmo cultura.
    Bom, já estou seguindo para não perder as novidades. Sucesso.

    Estendo aqui o convite para conhecer o meu blog… Ficarei contente com sua visita! 🙂
    HuG!
    http://www.andrehotter.com
    👻 Snapchat: andrehotter
    📸 Instagram: @AndreHotter

    Curtir

Deixe um comentário

