O silêncio da biblioteca

Confesso que há anos não entrava numa biblioteca pública. Hoje, no máximo, vou à biblioteca da faculdade. Mas o forte mesmo em pesquisas é na internet. E isso, pra livro didático. Pros outros então!
Comprei um kindle pra economizar espaço na estante. Só que esse ano as coisas estão complicadas, então os livros de papel continuam por aqui, tomando espaço.
E por causa dessas complicações (e dos cachorros aqui de casa, que não dão paz!) que voltei à biblioteca pública, a que fica pertinho de casa. Fui para lá na ilusão de que era silencioso, como era nos áureos tempos que eu frequentava. Mas tudo mudou!
Mudaram as estantes de lugar, mudaram as mesas e cadeiras que agora são coloridas. E agora existe até cadeiras multicoloridas para crianças!
Semana passada tinha um professor ensinando xadrez pra garotada. Então era um entra e sai de crianças infinito. E quando eu já estava cansando de estudar, quando veio aquela tentação de largar tudo, começou um sarau no andar de baixo. Era música, cantoria e palmas. Tudo precedido do “alô som, alô som” do teste do microfone. Não deu outra, fui embora.
Nessa semana, feriado, lá fui eu novamente. Com certeza a criançada foi viajar! E foram mesmo, que alegria! Passageira, entretanto.
Os bibliotecários estavam de pé, olhando pela janela e batendo um baita papo alegre. Mas biblioteca não era pra ser um lugar silencioso?
Depois veio a senhorinha com dificuldades, pedindo a borracha empresta e depois ajuda pra corrigir as continhas que tinha copiado de um livro de terceira série. Expliquei que a soma estava incorreta, que tinha que “subir um”. Mas não teve jeito. Ela preferiu a resposta certa pra levar pra casa. Pelo menos deixou minha borracha pra trás.
E quando eu já estava pensando em desistir, começou a batucada na pracinha. Era samba, capoeira, era afoxé, oxóssi, sei lá o que. Fui embora, não aguentei.
Voltei pros cachorros aqui de casa, rezando pra eles estarem dormindo e me dar paz pra estudar mais um pouquinho.

Um comentário sobre “O silêncio da biblioteca

  1. Poetriz, estou procurando um curso técnico em biblioteca ou biblioteconomia , ao modo ead, gratuito e reconhecido pelo MEC. Por gentileza, se você ou alguém de sua máxima confiança conhecer algum, avisa-me? Podemos conversar sobre isto mais e melhor por e-mail, se você preferir, ou por aqui. Enfim. Gratidão! 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

