A educação, na minha época…

Eu achava engraçado minha mãe falando que “na minha época, a gente cursava só até a quarta série”. E hoje, eu ia comentar uma notícia e me peguei falando “na minha época…”, quando comecei a rir e decidi escrever esse post.

O novo Presidente da República anunciou uma reforma no currículo escolar, tudo visando consertar aquele índice de aprovação/rendimento escolar que foi noticiado anteriormente que caiu ainda mais nos últimos anos. Mas a medida já está causando polêmica nos meios sociais, com a retirada de matérias como filosofia, sociologia, artes e educação física.

Meu primeiro contato com filosofia e sociologia foi nessa segunda graduação, em Direito. Essas matérias, ao meu ver, são essenciais para o Direito. Com ela, aprendi a olhar o ser humano de outra forma, seus comportamentos em grupo e a necessidade das leis. Como se vê, o foco de toda a discussão que tivemos em aula foi direcionado à compreensão do direito.

Não sei qual era o foco dessa disciplina nas escolas, se também tinha esse foco doutrinário. Mas considero que o assunto é muito interessante, independente da vertente.

Educação física, no primeiro grau, era mais uma brincadeira de rua e competições. Não havia aula no sentido de explicar regras, de preparação física. O professor, praticamente, jogava a bola pra gente “brincar” e mais nada. No segundo grau, como era chamado na minha época, fiz técnico em administração e a educação física era obrigatória e em horário diferente do horário de aula, em outro período. Lá sim, o professor deu uma aula sobre corpo humano, músculos, ossos, reações químicas, regras de arbitragem. E também havia a prática. Um dia havia circuito, um dia tínhamos vôlei, em outro, baseball adaptado pra um estilo de futebol. Tinha prova escrita, tinha campeonato, tinha todos os árbitros de um jogo convencional e tinha campeonatos.

Matéria, que continuo achando importante, mas desse jeito que eu aprendi no segundo grau. Com coerência e motivação.

Já artes, é meu xodó. Não fui pra essa área, mas todo mundo sabe o quanto eu a amo de paixão. Perpectiva, origami e a história da arte. No primeiro grau, era algo que me parecia sem propósito. No segundo, tivemos história da arte e fizemos dezenas de trabalhos, que geraram uma exposição de verdadeiras obras de artes. Lembro que um “quadro” meu ganhou um prêmio, de melhor trabalho Impressionista. Conheci o nanquim e o lápis B2.

Também fiz francês, fora do horário, tudo pelo ensino público.

Mas não tive matemática ou física, e isso me fez uma baita falta na hora de prestar vestibulinho. E depois, na primeira graduação em Sistemas. Até hoje sou avessa aos cálculos.

Enfim, acho que algumas matérias devem ser o foco mesmo. Como português e matemática, em primeiríssimo lugar. E inglês também, por que não? O mundo é cada vez mais globalizado.

As demais matérias, não vou opinar. Mas é fato, que em vestibulares, há as que são cobradas e as que não são. E o objetivo do governo, está claro, que é que as crianças tenham bom rendimento no Enem.

Todo o questionamento está em retirar matérias que nos façam pensar. Mas eu acho que qualquer matéria nos faz pensar e nos molda. Tudo depende de como é passada. O professor tem que acender a curiosidade no aluno e não vomitar fórmulas e biografias.

Filosofia e sociologia estarão fora da grade, mas não da biblioteca, não da história da humanidade.

Lembro de ouvir que num tempo remoto, era proibido ler e aprender. Mas isso não impediu que algumas pessoas lessem, aprendessem e ensinassem.

Um comentário sobre “A educação, na minha época…

  1. Acho que a questão é justamente essa: pensar. Algo que parece não fazer parte dos planos da grande maioria que prefere apenas atacar o partido A ou B. Nada mais. Também não tive filosofia ou sociologia no “meu tempo”, mas li muito a respeito nos livros da biblioteca, da qual eu era uma das poucas frequentadoras.
    Belo post. Bacio

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s