A educação, na minha época…

Eu achava engraçado minha mãe falando que “na minha época, a gente cursava só até a quarta série”. E hoje, eu ia comentar uma notícia e me peguei falando “na minha época…”, quando comecei a rir e decidi escrever esse post.

O novo Presidente da República anunciou uma reforma no currículo escolar, tudo visando consertar aquele índice de aprovação/rendimento escolar que foi noticiado anteriormente que caiu ainda mais nos últimos anos. Mas a medida já está causando polêmica nos meios sociais, com a retirada de matérias como filosofia, sociologia, artes e educação física.

Meu primeiro contato com filosofia e sociologia foi nessa segunda graduação, em Direito. Essas matérias, ao meu ver, são essenciais para o Direito. Com ela, aprendi a olhar o ser humano de outra forma, seus comportamentos em grupo e a necessidade das leis. Como se vê, o foco de toda a discussão que tivemos em aula foi direcionado à compreensão do direito.

Não sei qual era o foco dessa disciplina nas escolas, se também tinha esse foco doutrinário. Mas considero que o assunto é muito interessante, independente da vertente.

Educação física, no primeiro grau, era mais uma brincadeira de rua e competições. Não havia aula no sentido de explicar regras, de preparação física. O professor, praticamente, jogava a bola pra gente “brincar” e mais nada. No segundo grau, como era chamado na minha época, fiz técnico em administração e a educação física era obrigatória e em horário diferente do horário de aula, em outro período. Lá sim, o professor deu uma aula sobre corpo humano, músculos, ossos, reações químicas, regras de arbitragem. E também havia a prática. Um dia havia circuito, um dia tínhamos vôlei, em outro, baseball adaptado pra um estilo de futebol. Tinha prova escrita, tinha campeonato, tinha todos os árbitros de um jogo convencional e tinha campeonatos.

Matéria, que continuo achando importante, mas desse jeito que eu aprendi no segundo grau. Com coerência e motivação.

Já artes, é meu xodó. Não fui pra essa área, mas todo mundo sabe o quanto eu a amo de paixão. Perpectiva, origami e a história da arte. No primeiro grau, era algo que me parecia sem propósito. No segundo, tivemos história da arte e fizemos dezenas de trabalhos, que geraram uma exposição de verdadeiras obras de artes. Lembro que um “quadro” meu ganhou um prêmio, de melhor trabalho Impressionista. Conheci o nanquim e o lápis B2.

Também fiz francês, fora do horário, tudo pelo ensino público.

Mas não tive matemática ou física, e isso me fez uma baita falta na hora de prestar vestibulinho. E depois, na primeira graduação em Sistemas. Até hoje sou avessa aos cálculos.

Enfim, acho que algumas matérias devem ser o foco mesmo. Como português e matemática, em primeiríssimo lugar. E inglês também, por que não? O mundo é cada vez mais globalizado.

As demais matérias, não vou opinar. Mas é fato, que em vestibulares, há as que são cobradas e as que não são. E o objetivo do governo, está claro, que é que as crianças tenham bom rendimento no Enem.

Todo o questionamento está em retirar matérias que nos façam pensar. Mas eu acho que qualquer matéria nos faz pensar e nos molda. Tudo depende de como é passada. O professor tem que acender a curiosidade no aluno e não vomitar fórmulas e biografias.

Filosofia e sociologia estarão fora da grade, mas não da biblioteca, não da história da humanidade.

Lembro de ouvir que num tempo remoto, era proibido ler e aprender. Mas isso não impediu que algumas pessoas lessem, aprendessem e ensinassem.

Um comentário sobre “A educação, na minha época…

  1. Acho que a questão é justamente essa: pensar. Algo que parece não fazer parte dos planos da grande maioria que prefere apenas atacar o partido A ou B. Nada mais. Também não tive filosofia ou sociologia no “meu tempo”, mas li muito a respeito nos livros da biblioteca, da qual eu era uma das poucas frequentadoras.
    Belo post. Bacio

    Curtir

Deixe uma resposta

