Maneiras efetivas de ajudar as vítimas da guerra na Síria

Guerra é um assunto que não gosto. Assusta-me a perda de humanidade de certas pessoas em prol de dinheiro, de ego, de soberania.

Dia desses vi o filme “Agnus Dei“, uma produção franco-polonesa, sobre a invasão da Polônia pela Alemanha, União Soviética. No filme, uma médica da Cruz Vermelha tenta ajudar as freiras de um convento que foram estrupadas pelos soldados. Um misto de revolta, de culpa, de descrença e fé. Isso é o filme. Apesar de todo o contexto, o filme mostra a história pelo ponto de vista dos sobreviventes e de uma expectadora, a médica francesa, que no início da história não compreende o sentimento de vergonha ou a fé das freiras, até quase passar por algo semelhante. É um filmão, pra quem gosta mais de humanidade e menos de guerra.

Ainda sobre filmes sobre sobreviventes, lembrei-me de “Flores do Oriente“. Nessa, a história se passa durante a invasão do Japão na China. Um grupo de prostitutas, jovens estudantes e um americano ficam presos numa igreja e dialogam sobre a guerra e como se desvencilhar do grupo de soldados que quer entrar na igreja.

Enfim, a guerra traz avanço tecnológico mas a um custo muito alto. Leva a humanidade das pessoas e deixa apenas sangue, destroços e pobreza.

Recentemente, minhas redes sociais andam repletas de postagens sobre a guerra da Síria. Então seguem maneiras mais eficazes de ajudar, do que compartilhar fotos e vídeos de sobreviventes e mortos:

1. Ajude a Capacetes Brancos
Encabeçada pelo líder humanitário Raed Al-Saleh, esta organização é responsável por procurar e salvar vítimas em regiões controladas pelos rebeldes, inclusive em Aleppo.

https://peoplesmillion.whitehelmets.org/don…/peoples-million#

2. Ajude o Médicos Sem Fronteiras
A organização fornece suprimentos médicos para 158 hospitais localizados no leste de Alepo, uma das áreas mais atingidas pela guerra, e tenta manter 6 instalações médicas distribuídas na região norte do país.

https://www.msf.org.br/doador-sem-fronteiras…

3. Ajude o Comitê Internacional de Resgate
O IRC, como é conhecida, é responsável por assistir pessoas que estão fugindo de guerras ao redor do mundo, inclusive os refugiados sírios

https://help.rescue.org/donate/give-rescue?amount=35#

4. Ajude a Salve As Crianças
Esta ONG é responsável por auxiliar crianças e seus familiares a fugirem dos conflitos que os afetam – tanto os que se mudam internamente, quanto aqueles que partem para outros países.

https://secure.savethechildren.org/…/G…/apps/ka/sd/donor.asp

5. Ajude a Agência de Refugiados da ONU, a Estação de Ajuda aos Migrantes e a Questscope
Ser obrigado a deixar – às vezes sem absolutamente nenhuma perspectiva de mudança – sua casa é uma realidade recorrente para a maioria dos refugiados ao redor do mundo. A Agência de Refugiados da ONU é uma das responsáveis por fornecer educação e recursos essenciais para que esses pequenos retomem suas vidas em outro país.
Outras organizações que unem esforços em prol da causa são a Estação de Ajuda aos Migrantes e a Questscope, a primeira presta assistência a refugiados da Jordânia e a segunda ajuda os refugiados a cruzarem o mar rumo à Europa em segurança.

6. Ajude o Movimento Internacional da Cruz Vermelha
A organização está auxiliando na retirada de civis feridos – entre eles mulheres e crianças – das regiões mais suscetíveis aos bombardeiros aéreos e ataques terrestres, principalmente em Alepo

http://www.cruzvermelhasp.org.br/media/doacoes.php

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s