Resenha: Maudie: sua vida e sua arte

O filme, disponível na netflix, sairá do catálogo essa semana (dia 14), por isso resolvi assistir.

O filme narra a história de Maud Lewis, uma artista plástica canadense, que morreu aos 67 anos. Originária de Nova Escócia, vivia na pobreza ao lado do marido, um pescador local. Sua condição de saúde foi se deteriorando ao passar do tempo, reduzindo principalmente a mobilidade de suas mãos, principal instrumento para os seus trabalhos.

A plenitude da vida já é enquadrada

– Maudie: Sua vida e sua arte (filme)

Conforme o filme, a família de Maud (tia e irmão) não entendiam sua dificuldade motora e viam como impedimento de viver a vida. Entretanto, Maud era plenamente capaz e foi assim que conseguiu primeiramente o emprego de doméstica até conquistar o coração do então marido, Everett.

Na simplicidade que vivam, Maud passou a pintar as paredes de casa com desenhos simples e alegres. Foi assim que foi descoberta por uma vizinha, Sandra, que passou a comprar e divulgar sua arte primeiramente através de cartões postais e depois em pequenos quadros de madeira.

Apesar da fama, Maud manteve a vida simples, pintando em sua pequena casa de madeira até o fim da vida.

E para uma história tão singela, o filme não poderia ser extraordinário. Mas não se enganem, chorei em muitas cenas que eram ora doces, ora amargas.

A atriz que interpreta Maud, Sally Hawkins, é também conhecida pela produção “A forma da Água”, e sua atuação é notável, definhando tão lentamente durante todo o filme.

A grande lição de Maud, além de superar os limites, principalmente de sua mobilidade, é que não é preciso muito para ser feliz.

A vida já é plena! Basta a gente olhar para fora…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s